BLOG

21 de abr de 2020

Convite de casamento: o primeiro contato do convidado com o seu grande dia!

Cerimônia que acontece no campo, com aquela vibe rústica, industrial ou boho são perfeitas, não é mesmo? Por isso hoje separamos todas as dicas e uma seleção incrível de convites de casamento rústico (floral, chic, com renda, romântico e etc) pra te inspirar a escolher o seu!

O primeiro contato que os convidados tem com um casamento é o convite. É ele que passa o que se pode esperar deste dia tão especial. Quando se fala em casamento ao ar livre no campo, o estilo rústico é um dos mais escolhidos para passar esta sensação de proximidade com a natureza e a leveza que esse tipo de evento proporciona. Hoje este termo é usado para englobar todos os tipos de casamento com essa carinha e que a gente gosta tanto.

O bacana disso é que, com isso, os convites de casamento rústico ganharam tantas opções incríveis que com certeza uma delas é a carinha de vocês!

Esse guia explicando tudo sobre convites de casamento irá te ajudar nessa missão. Afinal, o convite que é o marco incial para seus convidados!

Neles os convidados vão saber não só as informações importantes como local e data, mas também qual vai ser o estilo e a vibe que vocês estão planejando para celebrar seu amor. Então é quando o seu convidado abre o convite que ele vai identificar o clima e o que deve esperar da sua festa, assim dá para ter, inclusive, ideia do que ele vai vestir e qual sapato escolher, por exemplo.

O convite de casamento faz parte de um pacote maior, que é chamado de identidade visual. ( vamos falar em um post específico para isso). Com ela, toda a papelaria do grande dia vai ficar com a mesma carinha: desde o save the date (que é o pré convite, um “reserve-a-data”, para seus convidados), site, plaquinhas, etiquetas, menus, caderno de votos até as tags, aquelas etiquetinhas que vão nas lembrancinhas de casamento.

Mas…espera! Antes de começar a pedir orçamentos, procure inspirações e conheça as novidades e modelos que tem no mercado. Seu casamento deve ser inovador e ter sua carinha desde o convite.

A melhor forma de começar a buscar inspiração é criar pastinhas no Pinterest. Nós temos uma lindona, dedicada a este assunto tão hipnotizante de se ver… Passa lá no pintereste da Fazenda Marambaia e veja nossas inspirações.

{Dicas Úteis}

Convite de Casamento: o guia completo!

Todas as suas dúvidas sobre convite de casamento acabaram! O maior e melhor guia completo pra você sobre o assunto.

De todas as escolhas que o casal faz no planejamento para realizar seus sonhos, poucas dão tanto friozinho na barriga quanto a escolha do convite de casamento. A escolha dele dá a sensação de que agora as coisas são para valer, de que o grande dia está perto e os sonhos estão se concretizando. Que delicia!

Convite de casamento:

O primeiro contato do convidado com o seu grande dia! O primeiro contato que o convidado vai ter com o seu casamento são eles, os convites de casamento.

Modelos de convite de casamento

São tantas as opções de modelo de convite de casamento que a gente pode se perder! Para saber qual convite combina mais com vocês e o grande dia que estão organizando, confira abaixo alguns estilos.

Convite de casamento rústico

O modelo de convite de casamento rústico é queridinho dos casais que pretendem dizer SIM ao ar livre. Estamos falando das cerimônias que tanto amamos aqui no Lápis, realizadas no campo, na praia, ou no jardim de casa. Para casar perto da natureza o convite pode abusar de detalhes como madeira, papeis artesanais, ilustrações em aquarela, motivos botânicos ou da vida marinha e acabamentos de elementos naturais como ráfia, cera quente ou fitas.

Convite de casamento moderno

Com toque contemporâneo, o modelo de convite de casamento moderno é recheado de design, acima de tudo. Neste estilo de convite não há regras. Os elementos são descolados, as cores mais ousadas e o formato, original. Este tipo de convite é para casais que pensam fora da caixinha e tem personalidade forte, não tem medo de arriscar. Por estarem organizando um estilo de cerimônia que reflete sua individualidade, este convite é essencial para dar a primeira impressão certa nos convidados.

Convite de casamento hipster

O modelo de convite de casamento hipster é cheio de elementos alternativos. Sabe o rótulo da sua cerveja artesanal favorita? É por aí. É bastante usado para casamentos industriais, urbanos ou mesmo barn ou farm weddings. As letras são em estilo handmade, com elementos gráficos delicados e que lembram logos antigos. É um tipo de convite que permite uma liberdade maior na hora de elaborar o que vai estar escrito, podendo contar com texto alternativo, desenhos, ornamentos, cores e metálicos distintos.

Convite de casamento com aquarela

Os convites de casamento em aquarela começaram a aparecer timidamente por volta de 2017 e seguem forte como tendência de casamento até hoje. Isso por que eles, além de serem delicados e personalizados, dão um ar artsy e sofisticado.

São com as ilustrações em aquarela que os noivos transmitem seus sentimentos e sua essência para os convidados. Uma aquarela nunca é igual a outra, assim como os casais e o dia mais importante de suas vidas.

O bacana é que este recurso pode ser usado em uma grande variedade de estilos de convites, dos clássicos aos Boho. É importante que a estampa, o motivo, os detalhes tenham um significado marcante e reflitam a personalidade do casal.

Convite de casamento temático

Os casais que adotam algum tema para o seu casamento devem usá-lo já na criação de seus convites. Aqui estamos falando desde casamentos estilo Harry Potter, Star Wars, anos 50 até os destination weddings, especialmente os internacionais. Se vocês forem fazer um mini ou home wedding em um jardim ou no campo, aposte em flora e fauna. Agora, se vocês têm uma vibe mais rock’n roll, abuse da criatividade nos convites!

Convite de casamento clássico

O modelo de convite de casamento clássico, por ser tradicional, acaba por ter um ar genérico. Mas nada impede que os noivos o deixe com sua carinha e customizem o estilo para deixá-lo mais personalizado. Existem muitas variações para este estilo, como colocar os nomes dos noivos e monograma em hotstamping, não usar baixo relevo, fazer impressão na parte interna do envelope com estampa personalizada ou mesmo o uso de cores. Este tipo de convite pede papeis especiais e de gramatura mais robusta. O texto para este tipo de convite é escrito seguindo algumas regras de etiqueta mais formais.

Convite de casamento vintage

Romântico e autêntico, o estilo vintage encanta os casais modernos. O modelo de convite de casamento vintage tem elementos que vem lá de trás, de alguma década que fala aos noivos. Letras coloridas, ilustrações, papéis especiais e outros diferenciais vão deixar o convite de casamento com o ar de casa da vovó que os casais tanto amam.

Convite de casamento simples minimalista

Este tipo de modelo de convite de casamento é clean e extremamente versátil, pode ser utilizado em cerimônias que vão do rústico ao moderno. Simples não quer dizer sem nada, quer dizer que é um convite com um design muito bem pensado e executado para que ele fique elegante e atemporal.

Convite para padrinhos de casamento Como é emocionante a hora da escolha dos padrinhos, né? A ocasião merece um cuidado muito especial, único e inesquecível para estas pessoas tão queridas e próximas dos noivos.

Na hora de escolher, existem alguns fatores para você pensar, que vão te ajudar a decidir:

A utilidade: com certeza vocês querem que os padrinhos usem seu presente, depois do convite. Ele tem que ser uma recordação especial deste dia tão importante, não algo que será esquecido em uma gaveta. A personalização: Deus mora nos detalhes, já diz o ditado. Este convite é parte da identidade visual e precisa estar coordenado com o resto da papelaria. O estilo de casamento: se vocês optaram por um destination wedding, por exemplo, que tal um kit de viagem contendo nécessaires, mapas e uma bebida ou comidinha regional?

Tipos de papéis para convite de casamento

Além do conteúdo, formato e gramatura, a escolha do papel afeta diretamente o tipo de impressão. A gramatura ideal é acima de 200g para que o convite não amasse no transporte.

Os tipos mais comuns são: o papel cartão, o color plus, vergé plus, aspen, vegetal, reciclado e o semente. Este último encanta os convidados e é uma solução sustentável. É possível encontrar vários tipos de sementes de temperos, flores e plantas, basta o casal escolher.

Envelopes para convite de casamento

O envelope é a embalagem do seu convite. Pense conosco: a arte do seu convite ficou linda e você está apaixonada por ele. Evidentemente ele precisa chegar às mãos de seus convidados em perfeito estado! Alem disso, ele é o primeiro detalhe que o seu convidado tem sobre seu casamento. Por isso é importante escolher o modelo de envelope certo, pois a primeira impressão é sempre a que fica.

Acabamentos internos

BORDA ALMOFADA É uma margem feita em baixo relevo no convite. Ela oferece um acabamento clean ao texto, chamando atenção dos convidados pelo cuidado especial. Funciona também para convites estampados.

EMPASTAMENTO O empastamento é um processo delicado que une duas ou mais folhas para tornar o papel mais firme e resistente, aumentando a gramatura.

HMP (HIGH METAL PRINT) É o famoso alto relevo metalizado feito em dourado, prata ou cobre. Geralmente é utilizado para destacar o brasão, o nome dos noivos ou algum ouro elemento no convite.

HOT STAMPING É o baixo relevo metalizado. Ao contrário do HMP, possui um catálogo vasto de cores para escolher; o que permite que os casamentos modernos abusem de tons diferentes e metalizados no convite.

RELEVO AMERICANO O relevo americano é a impressão mais utilizada nos convites de casamento, por ser versátil e elegante. Ele não tem brilho e por isso é perfeito para misturar com outras impressões metalizadas e estampas.

RELEVO SECO O relevo seco não possui cor, é apenas uma marca feita para destacar o brasão dos noivos ou criar um desenho sutil na moldura.

IMPRESSÃO DIGITAL Essa é uma opção mais barata para quem deseja adicionar estampas no convite, sem tirar a sofisticação do relevo americano ou serigrafia.

Acabamentos externos

LAÇOS Para finalizar o convite com chave de ouro, escolha uma bela decoração! Para adicionar o laço no convite, você pode escolher entre as seguintes opções mais utilizadas pelos noivos: laço tradicional, laço Chanel, laço Chanel duplo, fita de cetim, fita de gorgorão, renda ou cordão encerado.

Detalhes Para finalizar o laço escolhido, é possível adicionar detalhes como: pérolas, pedras de brilhantes, ramos de Flores artificiais ou conchas (para o caso de casamentos na praia). Mas não se limite a estas opções, se seu casamento é personalizado, você pode também usar algum elemento que conte um pouco da sua historia de amor.

LACRE DE CERA OU RESINA Lembram das cartas medievais da realeza? Os lacres de hoje são feitos em resina pois não quebram quando o convidado abre o convite, assim ele pode guardar esta lembrança intacta. Os noivos podem adicionar o brasão ou as iniciais no lacre e ainda escolher a cor que mais combina com o convite.

LACRE DE METAL Existem dois modelos de lacre de metal: na borda do envelope, que são os de fechamento em bico; e o formato do brasão do casal.

FAIXAS As faixas são uma opção para fugir das clássicas fitas de cetim. Pode ser feita em papel vegetal, liso ou estampado, por exemplo.

LUVA DE PAPEL VEGETAL Esse acabamento de convite é usado como proteção depois de tudo pronto e envelope fechado. O papel vegetal pode ser liso, receber impressões aquareladas ou até ter o brasão dos noivos impresso.

Planejando um casamento no campo, durante a primavera ou verão?

Casamentos assim são realmente lindos, e para não fugir do tema da festa, seu convite de casamento no campo precisa ser alegre e ter algumas inspirações como flores, folhas, pássaros e mais diversos motivos para já dar uma ideia do que seu convidado pode esperar.

Agora se você assim como eu adora esse tema e sua festa será a noite, nada te impede de ter escolher um modelo campestre ou floral.

gostou? entre em

CONTATO

Administrativo
contato@fazendamarambaia.com.br
(19) 3546.3983
(19) 99802.4240

Localização
Rod. Limeira - Cosmópolis (SP133)
KM 3,5 - Limeira- SP